TrocaLetras

22/08/2010

Ciclo da Herança – Christopher Paolini

Filed under: Fantasia — Marcos Rodrigues @ 21:47

Christopher Paolini é um escritor norte-americano que surpreendeu ao conseguir lançar seu primeiro livro aos 16 anos (e fazer virar Best-seller nos EUA), o primeiro volume desse Ciclo da Herança (anteriormente conhecido como Trilogia da Herança) Eragon lançado em 2003. A série foi planejada como uma trilogia, contando ainda com Eldest (2006) e Brisingr (2008), mas enquanto estava escrevendo o terceiro volume, o autor percebeu que não conseguiria concluir a história e resolver incluir um quarto livro, ainda não lançado e sem nome definido (especula-se que se chamará Eldunari ou Empire).

É possível identificar na história uma tremenda influência do universo de Tolkien (justificável, afinal Tolkien é o expoente máximo desse estilo), visto que a história se passa em uma terra fictícia, com línguas fictícias e até com criaturas em comum, como Dragões, Elfos e Anões, além de monstros como os Urgals, semelhantes aos Orcs, além de algumas semelhanças com o universo de Star Wars (eu escrevi um texto no meu outro blog falando um pouco sobre Star Wars e fantasia, antes de ler qualquer livro do ciclo, confira aqui). Sim, não é o cúmulo da originalidade, mas vale à pena ler? Vou falar um pouco de cada um separadamente, e aí vocês mesmos podem concluir:

Eragon: O primeiro livro da série e tem o nome do personagem principal da série, o jovem Eragon, um órfão criado pelo seu tio Garrow junto com seu primo Roran, em uma fazenda próxima ao povoado de Carvahall, e que carregava o nome do primeiro Cavaleiro de Dragão, uma extinta ordem formada por Elfos e homens, e óbvio, Dragões, extinta exceto por Galbatorix, rei usurpador que traiu a ordem e tomou o poder em Alagaesia. Eragon encontra uma pedra misteriosa enquanto caçava pra ajudar sua família e várias coisas estranhas acontecem, como o nascimento do dragão Saphira e o surgimento dos malignos Ra’zac que assassinam Garrow e destroem a fazenda da família de Eragon, fato que o leva a buscar vingança, viajando junto com Brom que, aparentemente, era só um velho e rabugento contador de histórias do povoado. Na minha opinião, esse é, até agora, o melhor livro da série, mais leve e de fácil leitura (eu li em poucos dias), mostra um Eragon ainda inocente e descobrindo seus poderes, sua relação com Brom e seu elo com Saphira.

Eldest: Boa parte do livro mostra o treinamento de Eragon para se tornar cavaleiro e as aventuras de seu primo Roran, na minha opinião, destaque demais para Roran, apesar de carismático, é um personagem secundário, e suas partes são bem maçantes (pra não dizer encher lingüiça), aqui começam a maioria das pontas soltas que o autor não conseguiu juntar no livro posterior, pra mim, enrolou demais aqui, em vez de desenvolver mais a história, o mais interessante aqui são mesmo os valores que Eragon aprende e alguns conflitos pessoais dele, além do final meio surpreendente(mas “semi-entregado” pelo nome do livro..).

Brisingr: Aqui, mais enrolação, apesar de umas passagens boas, como o “desafio das facas longas”, boa parte do livro é gasto falando em disputas política envolvendo Eragon, os Varden, os Anões e até Roran! O livro tem 700 páginas e fica realmente bom depois das 600, onde cresce bastante e o texto se torna mais ágil e três dos principais segredos da série são revelados!

Concluindo, o jovem Paolini poderia ter continuado mais na linha do seu primeiro livro, desenvolvendo mais o lado humano dos personagens em detrimento das disputas políticas, e não ter envolvido Eragon numa teia grande demais, que ele mesmo não conseguiu terminar. Não é uma história ruim, eu até gostei bastante do primeiro livro, por isso li os outros, mas me senti meio obrigado em algumas partes!

Marcos

2 Comentários »

  1. Antes de mais nada, bem-vindo novamente ao blog, ficamos felizes com seu retorno🙂

    Sobre a série: parece interessante, mas ainda não me empolguei o suficiente para ler…enquanto isso, vou lendo outras coisas hehehe Mas logo vou pegar o Eragon, que mais parece uma campanha de RPG ^_^

    Comentário por Pandora — 22/08/2010 @ 22:21 | Responder

  2. “e três dos principais segredos da série são revelados!”

    Fico impressionado ou não, sobre essas revelações…?

    http://revelandoagnose.blogspot.com/

    Comentário por Vincent Law — 07/11/2010 @ 02:42 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: