TrocaLetras

17/08/2010

America – Franz Kafka

Filed under: Clássicos,Crítica social,Filosofia — barbieauglend @ 19:12

Karl Rossmann, um jovem de 16 anos de idade, é enviado pelos pais para a América. Motivo: ele seduziu uma das empregadas domésticas e ela teve um filho dele. O livro, diferente de outras histórias kafkanianas, é uma narrativa direta, dos esforços do jovem para se adaptar a civilização do “Novo Mundo” e para competir na batalha contra o tratamento desigual.

O próprio autor estava convencido que o romance é mais ‘leve’ do que qualquer outra coisa que ele escreveu. As abordagens de Kafka nesta narrativa é muito mais convencional do que em seus trabalhos suplementares. Apesar disso, por ser a narrativa dos heróis com destino a América, a obra tem características muito semelhantes aos outros trabalhos de Kafka: Karl é uma vítima da situação, pois logo descobrimos que ele sente nojo da situação com a empregada. Assim podemos perceber que a natureza do personagem é aceitar pacientemente seu destino, sem notar a injustiça; característica típica das personagens kafkanianas.

Opinião pessoal: Quem já leu outras obras de Kafka e gostou, deve ler América e conhecer o mesmo autor com “outra pena”😉 . Quem ainda nao conhece o estilo do autor, é uma boa obra para iniciação no universo kafkaniano, por ser mais leve e direta e menos simbólica e subjetiva. Como qualquer outra obra de Kafka, é preciso ler mais do que uma vez para absorver o que ele quis dizer!

Barbie

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: