TrocaLetras

19/07/2009

Stonehenge – Bernard Cornwell

Filed under: Adulto,Fantasia — Pandora @ 20:50

A pessoa mais indicada para escrever sobre Cornwell aqui no blog seria o editor Marcos, mas…farei o possível para escrever um post à altura =)

Stonehenge foi o primeiro livro do Cornwell que eu li e eu gostei muito. O tema facilita, uma vez que sou fascinada pelas pedras e tenho muita vontade de vê-las ao vivo.Nesse livro, Cornwell dá sua visão sobre a construção do círculo de pedras.

A história começa com a chegada de um forasteiro ao povoado de Ratharryn e em sua posse são encontrados triângulos de ouro. A partir daí, os três irmãos Saban, Lengar e Camaban lidam a sua maneira com esse ouro, que é considerado um presente do deus Slaol (Sol). Vemos então a cobiça, a inimizade com a tribo vizinha, Cathallo, que cultua Lahanna (Lua) e como os deuses norteiam a vida das pessoas dessas tribos. A trama leva os personagens até lugares longínquos para então ter seu ápice novamente em Ratharryn.

Muito interessante essa versão para a Stonehenge, conseguimos visualizar a montagem das pedras.

É também fantástica a descrição de Cornwell dos costumes, com seus cultos aos deuses, sacrifícios para aplacar a ira, rituais, inimizades entre tribos, casamentos arranjados, enfim, ele fez uma bela pesquisa sobre como era (ou como achamos que era) a vida nessa época.

Para os fãs das descrições de batalhas de Cornwell, acho que esse livro será uma decepção, visto que não há grandes conflitos descritos no livro. Aqui as armas são os feiticeiros/sacerdotes que manipulam as mensagens dos deuses e não lanças e espadas.

Mas acho que vale muito a pena ler, a história é fantástica e dá mil reviravoltas até o clímax. Leitura recomendada!

3 Comentários »

  1. Esse eu ganhei no meu aniversario mas ainda não o lí. Interessante que os livros de cornwell sem guerra, pensei eu que seriam chatos, mas estou terminando de ler o condenado e ele é um dos melhores livros dele que lí.

    Comentário por Pedro Mendes — 20/07/2009 @ 12:19 | Responder

  2. Porque ainda não li?😦

    Comentário por Max Wolf — 30/03/2010 @ 22:51 | Responder

  3. Enfim, terminei mês passado Stonehange. Me surpreendi como Cornwell demonstrou habilidade de criar uma grande saga em um único volume.
    Um história cheia de elementos maravilhosos (fé, esperança, brutalidade, amor) e personagens intensos.
    Imperdível.

    Comentário por Max — 02/02/2011 @ 11:02 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

