TrocaLetras

02/07/2009

As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

Filed under: Fantasia — Pandora @ 03:41

A saga é dividida em 4 livros: A senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore.

É difícil falar sobre esses livros…creio que muitos já leram, é bem famoso, mas ele me tocou muito fundo. Achei a narrativa extremamente íntima e parece que é uma invasão da minha privacidade escrever sobre eles…rs

Conta a história de Avalon, com suas senhoras, detentoras do conhecimento mágico, pagãs, atreladas a antigos rituais, vivendo reclusas em um mundo de névoas, onde tudo é possível.

Por outro lado temos o “mundo real”, com suas guerras, cavaleiros, sangue e a nova religião e seu novo deus…

A autora mistura a história de Avalon com a história de Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda.

É lindo, triste, melancólico.

Fala de amor, disputas, ódio, interesse, pessoas ambiciosas e fanatismo religioso.

Mostra como um grupo de obcecados e que julgam ser os corretos conseguem dizimar uma religião pacifista, como conseguem destruir sonhos e interferir na fé alheia.

Conforme o livro vai se desenrolando e vai chegando ao fim, começou a me dar um aperto no peito…uma agonia. É muito triste pensar que isso realmente existiu, essa “caçada às bruxas”, a destruição da cultura pagã….como uma adepta e conhecedora do paganismo, isso doeu muito.

O livro alimenta a revolta contra fanáticos religiosos.

Foi uma leitura densa, como eu disse, tocou fundo em mim.

É triste demais ver toda a beleza dos rituais, toda a liberdade, sendo convertidos em uma religião decadente cujo mote é ameaçar e punir.

8 Comentários »

  1. Eu amei todos os livros! Li numa epóca critica e me fez chorar… ele retrata toda a beleza e a podridao de uma epoca que, muitas vezes, parece que nao passou!

    É interessante a percepcao da autora quanto a sensibilidade das mulheres!

    Comentário por barbieauglend — 08/07/2009 @ 13:25 | Responder

  2. Tenho muita vontade de ler, ainda mais que estão tendo promoção deles toda semana na net, ainda estou lendo o cornwell quem sabe qd terminar

    Comentário por Pedro Mendes — 10/07/2009 @ 13:24 | Responder

  3. Pedro, eu recomendo o livro! Não espere cenas de batalhas como as que são descritas nos livros do Cornwell, mas sim toda a poesia de uma época, com seus conflitos e tragédias.

    Aproveitando, convido você a conhecer os outros posts do blog, temos muitas resenhas sobre livros do Cornwell.

    Abraços,
    Pandora

    Comentário por Pandora — 12/07/2009 @ 17:14 | Responder

  4. Além da história primorosa, o interessante sobre esses livro, em minha opinião, é seu histórico de criação.

    A autora de Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley, nasceu em uma família muito pobre e quando jovem tinha apenas um livro: Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Ela mesma diz que esse livro foi a inspiração para que ela criasse Brumas de Avalon, que é algo como a visão feminina desse contexto histórico, como seria se as mulheres que detivessem o conhecimento e o poder para empregá-lo como bem quisessem nessa época?

    Adoro o site de vocês. Beijos

    Comentário por Mary — 15/07/2009 @ 12:33 | Responder

  5. Olá Mary!
    Muito obrigada pela contribuição, eu não conhecia o passado da autora!

    Adoramos comentários que enriquecem o blog, nos visite mais vezes🙂

    Beijos,
    Pandora

    Comentário por Pandora — 15/07/2009 @ 14:52 | Responder

  6. eu tenho os 3 livros, estou a procura do 4o livro e adorei. li o 1o livro e anos dpois consegui comprar o 2o e o 3o em um sebo. em breve comprarei o 4o. a historia eh mt boa.

    Comentário por Carol — 12/09/2009 @ 00:52 | Responder

  7. Porque ainda não comprei esse livro?😦

    Comentário por Max Wolf — 30/03/2010 @ 22:56 | Responder

    • Leia, não vai se arrepender!

      Comentário por Pandora — 30/03/2010 @ 23:17 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

