TrocaLetras

12/02/2009

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy – Douglas Adams

Filed under: Ficção Científica — barbieauglend @ 16:29

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma das mais famosas e divertidas coleções nonsense de ficção-cientifica da literatura inglesa. Escrita por Douglas Adams – escritor e comediante, ativista ambiental e ateísta – tem 4 livros composto por 5 volumes – O livro “Praticamente Inofensiva” é considerado por muitos leitores um complemento.

Os livros que compõe a coleção são: The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias), The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo), Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais), So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes) e Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva).

O humor escrachado com situações bizarras ironizam a política, a burocracia e, é claro, os seres humanos e sua superioridade estão presentes nos cinco livros que contam a saga de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pelo espaço-tempo.

Vou colocar um pequeno resumo de cada livro que, é claro, estão disponíveis aqui no blog:

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy: É o começo da saga. Nele você conhece o Arthur Dent, típico inglês num dia típico a não ser pela descoberta de que seu melhor (e único – afinal, ele é inglês) Ford Perfect é um extraterrestre e a Terra está prestes a ser destruída pelos Vogons para dar espaço a uma nova via intergaláctica. No meio de vários acontecimentos ele acaba sendo resgatado pela nave Coração de Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox, o presidente da Galáxia e Trillian, uma terráquea que fugiu com Zaphod após tê-lo conhecido numa festa. Destaque para o robô Marvin e seu desprezo pela vida. E assim começa a jornada de Arthur Dent e Ford Perfect pelo Universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo mais, sempre guiados por um livro fantástico que tem em sua capa um aviso brilhante: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

The Restaurant at the end of the Universe: Depois de escapar da destruição da Terra, o humano Arthur Dent partem em busca de algum lugar para comer. Ele e seus novos amigos – um ex-presidente da Galáxia e procurado pela polícia interplanetária, uma humana e um andróide depressivo – fazem a mais estranha refeição de suas vidas e continuam sua viagem em busca do homem que rege o Universo e assim conseguem a resposta para a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Life, the Universe and Everything: O planeta Krikkit é o cenário de uma história muito inteligente e divertida, repleta de significados inusitados sobre a vida e a nossa sociedade com todas as suas guerras sociais. Após 5 anos na Pré-História e sem falar com ninguém, Arthur Dent acha que nada poderia fazer isso ficar pior até que seu amigo Ford Perfect aparece e os dois se vem em meio a uma partida de críquete na Londres atual – antes dos Vogons destruírem tudo, é claro! A missão de Arthur e Ford é deter os inimigos e dar fim a uma batalha sangrenta porque os pacatos habitantes de Krikkit descobriram que não estavam sozinhos no Universo durante toda a Eternidade. É claro que tudo dá mais errado que o provável – afinal, eles já conhecem o gerador de impossibilidades infinitas!

So long, and thanks for all the fish: Após 8 anos viajando pela Galáxia, Arthur Dent está na Terra novamente e tudo parece ESTRANHAMENTE normal. Tudo está onde deveria está e por isso mesmo ele começa a desconfiar que está maluco. Uma das poucas pessoas que poderiam ajudá-lo a entender o que está acontecendo é Fenchurch, uma garota muito bonita que tem surtos psicóticos. Juntos eles tentam descobrir se a CIA é a responsável por tudo que estão vivendo. Arthur e Fenchurch vivem um amor profundo e engraçado! “Mas se foi tudo fruto de sua imaginação então, onde estão os golfinhos?” Isso você irá descobrir quando ler o livro!

Mostly Harmless: Depois de muitos anos Arthur, Ford e Tricia se reencontram. O que deveria ser uma festa de reencontro se transforma em uma confusão que coloca em risco a vida de todos. Muitos acreditam que esse livro é independente da saga e que se trata de uma outra visão de Adams, já outros acreditam que é o seu último livro. Isso acontece porque ele está 13 anos distante do primeiro contato com Arthur Dent. Essa narrativa é influenciada pelas muitas mudanças sócio-políticas e tecnológicas desde o primeiro livro e o tornou singular. Não que ele tenha perdido sua linha de pensamento!!! Na verdade, Adams está mais irônico, imprevisível e hilário, e agora conta com descrições poéticas e filosóficas dos cenários e situações.

Depois de ler Douglas Adams você nunca mais vai andar sem uma toalha na mochila!

4 Comentários »

  1. eu precisava mesmo de uma opinião sobre esses livros, eu vou gostar disso viu..rsrr

    Comentário por Rodrigues Marcos — 13/02/2009 @ 01:33 | Responder

  2. eu precisava mesmo de uma opinião sobre esses livros, eu vou gostar disso viu..rsrr [2]

    Estou muito curiosa para ler!!

    Comentário por Pandora — 13/02/2009 @ 23:34 | Responder

  3. Ótimos livros

    Ler esses livros muda a forma como encarar muitas coisas/situações. Sem contar no humor fora dos padrões habituais.

    Recomendo a leitura

    Comentário por Rafael — 26/02/2009 @ 17:25 | Responder

  4. Olá, Rafael! Obrigada pelo comment!🙂

    Ele realmente tem um humor muito peculiar, né?

    Visite os outros títulos!

    Comentário por barbieauglend — 27/02/2009 @ 00:54 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: