TrocaLetras

16/01/2009

Entrevista com o vampiro – Anne Rice

Filed under: Adulto — Pandora @ 01:48

Anne Rice dispensa apresentações, então vamos logo ao que interessa!

Pra quem apenas assistiu o filme, esqueça! Não tem absolutamente nada a ver. O filme não conseguiu captar nem de longe a essência do livro. Ok, eu sei que são mídias diferentes, mas…qualquer amante de livros fica revoltado…rsrs

Vamos ao livro em si então!

Essa não é uma simples história sobre vampiros, o livro é muito mais denso. Eu diria que os vampiros apenas servem de pano de fundo para questões muito mais profundas acerca do ser humano.

De um lado, o vampiro Lestat de Lioncourt, personificação de todo o egoísmo e crueldade. Vampiro sedutor, amargo, cruel. Não respeita a vida de maneira alguma, importando-se apenas com suas necessidades/desejos. (alguma semelhança com nós, meros mortais?). Do outro lado, Louis, vampiro doce, ingênuo, absorto em grandes questionamentos acerca de sua imortalidade e da efemeridade da vida dos que o cercam. Preocupa-se mais com suas presas com que com sua sede. Abre mão dos prazeres imortais em prol da “raça inferior mortal”. (torno a perguntar: alguma semelhança com nós, meros mortais?).

 O livro é isso, é a dualidade do ser humano, com suas fraquezas e virtudes. Conseguimos nos identificar ora com Lestat, ora com Louis (e, por favor, não seja hipócrita negando!). 

Considero essa a obra-prima de Anne Rice, onde ela retrata com sutileza nossas ambições e fracassos, nossos acertos e derrotas. E o livro questiona o tempo todo a mortalidade. Isso me fez pensar muito, acerca da minha própria mortalidade. E mexeu muito comigo…quem não gostaria de gozar da eternidade?

 Encerro com uma parte belíssima, a minha preferida. Dou agora voz à Louis:

 E eu a via doce e palpável à minha frente, uma criatura frágil e preciosa que logo envelheceria, logo morreria, logo perderia aqueles momentos que, em sua intangibilidade, nos prometem, erradamente…erradamente, uma imortalidade.”

Leia a obra e reflita, vale muito a pena!

5 Comentários »

  1. Fico feliz de ter alguém com quem compartilho opinião sobre esta obra. Sempre que comento que a última coisa que este livro é, é uma história de vampiros, muitos acham que sou sensacionalista.
    É uma obra que poderia facilmente ser colocada junto com romances filosóficos.
    É leve e pesado, duro e confortante, frio e ao mesmo tempo consegue esquentar a alma…

    Pandora, amei seu texto!

    Vale muito a pena![2]

    Comentário por barbieauglend — 16/01/2009 @ 17:49 | Responder

  2. Olá! Obrigada pelo comentário, fiquei feliz em saber que você também vê a obra assim!
    E obrigada também pela dica da categoria…não sabia onde enquadrá-lo rsrs

    Beijos!

    Comentário por Pandora — 16/01/2009 @ 17:57 | Responder

  3. Droga, Larissa
    agora eu fiquei com mais vontade de ler o livro ..kkk
    vc diz que o filme não conseguiu ter a essencia do livro.. minha nossa, com isso
    minha curiosidade aumento, isso não se faz.. (hahaha)

    Tipo, eu adorei o filme mas os livros são inigualáveis
    lendo vc entra na história, vc se torna participante ao invés de apenas um expectador..
    minha amiga, se a sua intenção é despertar nas pessoas uma obsessão compulsiva por livros
    então vc conseguiu, kk

    bjoo.

    Comentário por Ana Clara — 20/01/2009 @ 11:53 | Responder

  4. “lendo vc entra na história, vc se torna participante ao invés de apenas um expectador”, concordo!
    nesse caso se a historia for fantasiosa e consistente como é o “Entrevista..” é melhor ainda!

    Comentário por Rodrigues Marcos — 20/01/2009 @ 12:10 | Responder

  5. Adorei o comentário da Ana! Sim, eu estou tentando fazer com que as pessoas tenham uma obsessão compulsiva por livros, assim como eu hahaha

    Comentários assim, mesmo que poucos, fazem o blog valer a pena =)

    É extremamente gratificante saber que você tocou ao menos uma pessoa ^^

    Comentário por Pandora — 20/01/2009 @ 12:15 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

