TrocaLetras

27/11/2008

O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

Filed under: Adulto — Pandora @ 00:23

Ainda estou meio sem palavras sobre esse livro…acabei de ler e estou um pouco chocada…

Nem sei o que me levou a comprar esse livro, porque histórias sobre o Holocausto não são minhas preferidas, mas um dia estava navegando no mercado livre e acabei comprando o livro. E valeu a pena cada centavo!

O livro fala sobre um garoto alemão de 9 anos, Bruno, filho de um comandante que é enviado para comandar o campo de Auschwitz, na Polônia.

O livro todo é narrado pela perspectiva do garoto, o que torna a linguagem bastante simples, mas nem por isso pobre. A história começa a se desenrolar quando ele chega ao Campo Haja-Vista (infelizmente, a graça se perde na tradução, pois Bruno não consegue pronunciar Auschwitz) e não entende o que fazem aquelas pessoas do outro lado da cerca que separa sua casa do Campo.

Em uma das suas explorações, acaba conhecendo Schmuel, um garoto judeu e passam a se encontrar todos os dias, cada um de seu lado da cerca.

O livro é delicado, com tiradas inteligentes e camufladas pela ingenuidade do garoto-narrador. Mas ao mesmo tempo é revoltante, intenso e extremamente perturbador…

Recomendo o livro, e vou procurar mais sobre o autor, porque já virei fã dele!

8 Comentários »

  1. Nossa, o livro me fez bem até os dois últimos capítulos. Acabei agora de ler e estou ainda meio estranha…

    Extremamente pertubador [2]…

    Comentário por barbieauglend — 13/02/2009 @ 23:26 | Responder

  2. Sim Barbie, esse livro tem o poder de chocar. Ele é tão simples, tão curto, mas…em pouquíssimas páginas Boyne conseguiu chocar os leitores. Me senti estranha um bom tempo depois de lê-lo…

    Comentário por Pandora — 13/02/2009 @ 23:36 | Responder

  3. Em tempo: acabei de assistir o filme baseado na obra, que leva o mesmo nome.
    Eu diria que 90% do filme é condizente com o livro, só modificaram o finalzinho…
    É bom o filme, mas perde do livro porque ele não tem aquela ingenuidade das conversas entre Bruno e Schmuel.
    Mas…VER o Schmuel é um baque…o garoto foi muito convincente.
    Assistam também, vale a pena. O filme não teve muita divulgação aqui no Brasil, infelizmente, mas eu achei na internet para baixar.

    Comentário por Pandora — 21/02/2009 @ 03:22 | Responder

  4. Eu acabei de ler esse livro e estou extremamente impactadaaa, foi o melhor livro que eu já li, tanto pela narração como pela história, por tudoo, nossa eu amei, vc me recomendou esse livro e valou muito a pena, devolvi o livro pra biblioteca com uma tristeza, vou comprar um pra mim!

    ahhh o filme eu gostei também, os dois conseguiram me deixar pasmaa, impactada, sei lá a palavra certa, confesso que nao esperava muito do livro, mas foi totalmente ao contrario!

    Comentário por lehhp — 07/07/2009 @ 16:13 | Responder

    • Choque. Essa é a palavra que todo mundo usa quando vira a última palavra desse livro. O autor foi sensacional nesse livro. Eu procurei outras obras do Boyne, mas não achei nada, uma pena….:/

      Comentário por Pandora — 07/07/2009 @ 16:15 | Responder

  5. tem um outro livro do Boyne: “O Garoto do Convés”

    Comentário por Davi — 31/08/2009 @ 01:08 | Responder

    • Sim! Estou louca para ler esse livro!

      Comentário por Pandora — 05/09/2009 @ 14:27 | Responder

  6. Olha, esse livro, com toda certeza, é um dos melhores que já li. É imprescionante a forma inocente com que Bruno vê a guerra. O autor jé lançou um outro: “Garoto no convés”, comecei a lê-lo e estou adorando.

    Comentário por Kelly — 28/10/2009 @ 21:16 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

