TrocaLetras

21/09/2008

Clube dos Imortais – A nova quimera dos vampiros – Kizzy Ysatis

Filed under: Adulto — Pandora @ 14:37

Esse livro ainda divide a minha opinião. Ele tem pontos positivos e negativos.

Primeiramente, vou apresentar o escritor. Kizzy é um jovem escritor brasileiro e esse foi seu primeiro livro, ganhador do prêmio Rachel de Queiroz de 2005, que premia novos talentos da literatura brasileira.

Na Bienal do Livro de SP 2008, estava sendo lançado o segundo livro do rapaz e acabei comprando o de estréia e o novo.

Agora vamos ao livro propriamente dito! Eu adoro livros com essa temática, mas é difícil me agradar, justamente por eu gostar tanto do tema.

O Kizzy teve uma idéia muito legal. Ele ambientou toda a trama do livro na cidade de São Paulo, então todos os cenários são familiares, o que ajuda o leitor a entrar na história. Passa por cenários como o Cemitério da Consolação, o Theatro Municipal e o Madame Satã (pra quem conheceu a Casa, é um prato cheio. O autor consegue descrever perfeitamente a atmosfera do lugar e as pessoas que o frequentavam, produzindo uma sensação de nostalgia nos que ficaram órfãos quando o Madame fechou).

Outro aspecto legal, é que o autor é fã de Álvares de Azevedo, que é citado bastante no livro durante a trama. Não posso contar mais que isso, mas posso adiantar que foi bem criativo e eu gostei!

O problema é que o autor, em um determinado momento, perdeu o ritmo. Acho que isso é devido à inexperiência, mas eu esperava mais do ganhador do prêmio de revelações literárias. Ele usa uma linguagem extremamente rebuscada nos diálogos mais simples, o que torna o livro maçante e, sinceramente, não nos acrescenta muitas informações.

Acho que ele tentou colocar todas as cartas que ele tinha na manga nesse único livro, então ele não mantém uma direção e fica passeando por entre várias linhas da história.

No geral, é um livro 3 estrelas.

Estou com o segundo livro (aquele lançado na Bienal), vamos ver. Talvez meu próximo post sobre ele seja com mais elogios.

2 Comentários »

  1. Olá

    Agradeço por ter comparecido à Bienal e adquirido os livros.

    Sua crítica será levada em consideração quando houver uma reedição do livro.

    Obrigado

    Abraços cordiais,

    Comentário por Kizzy — 02/01/2009 @ 20:31 | Responder

  2. Agradeço sua visita Kizzy!
    Aqui é um espaço aberto e é muito legal que o próprio autor tenha vindo aqui comentar, todos têm direito à réplicas rsrs

    Coincidentemente estou lendo seu livro Diário da Sibila Rubra e em breve farei um comentário sobre ele.

    Volte sempre😉

    Comentário por Pandora — 02/01/2009 @ 21:52 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

