TrocaLetras

21/09/2008

As Aventuras de Sharpe – Bernard Cornwell

Filed under: Adulto,Fantasia — Marcos Rodrigues @ 17:47

Já vou avisando que esse post vai ser grande…
Eu não queria escrever dois posts sobre o Cornwell na seqüência, a intenção era escrever algo sobre o livro os Mortos vivos do Peter Straub, mas como li esse livro há muito tempo, a maior parte da essência dele já me escapou, possivelmente eu o releia e escreva sobre ele no futuro, mas desde já eu o recomendo, pois gostei bastante na época.
Fecha a seção justificação e vamos falar sobre o assunto real, a série As Aventuras de Shape foi a primeira criação de Cornwell, e sua “ficção histórica”, quando ele se casou e se mudou da Inglaterra para os EUA, e é até hoje sua principal obra, foi iniciada nos anos 80 mostrando o oficial britânico Richard Shape em meio as Guerras Napoleônicas, essas obras renderam uma série de filmes para TV produzidos na Inglaterra com o ator Sean Bean (o Boromir de O Senhor dos Anéis) no papel principal, essa série fez bastante sucesso por lá e por isso o autor resolveu escrever outros livros sobre o senhor Sharpe, e é sobre esses livros contando o inicio da saga de Sharpe no exercito inglês que falarei.
Richard Sharpe era um jovem órfão, que vivia de furtos pelas ruas de Londres até ser recrutado pelo sargento Obadiah Hakeswill (guarde esse nome) e ser enviado com seu regimento a Índia na época que a Inglaterra mantinha a Companhia das Índias Orientais (uma organização sem precedentes no comércio mundial, que durou mais de um século e gerou muita riqueza para a coroa britânica), estando na Índia o recruta Sharpe serve sob comando do sir Arthur Wellesley, o posterior Duque de Wellington e muda sua vida, conseguindo se tornar oficial, fato tido como impossível pois ele não tinha o berço e nem o dinheiro necessário para tanto.
Até onde eu li os livros são muito bons, e assim como em As Crônicas de Artur, As Aventuras de Sharpe tem seu enredo muito bem inserido em meio a Historia real, e ainda apresenta um sem número de personagens reais, como o já citado Wellesley.
Curiosidades:
Sharpe tem um jeitão todo Indiana Jones e James Bond de ser, como eu não li os livros “anteriores-posteriores” não sei se o Cornwell já impunha essas características “pops” ao senhor Richard ou se o fez depois, pois esses livros foram escritos para se tornarem filmes no futuro (se tornaram esse ano, o ultimo filme do Sharpe fala exatamente sobre essa primeira “trilogia” na Índia).
A série não foi escrita em ordem cronologia e possui 21 livros sendo somente 7 lançados no Brasil, e estão sendo lançados aqui em ordem cronológica o que é bem legal, pena que demorem muito tempo entre um lançamento e outro…

4 Comentários »

  1. Adoro Bernard Cornwell.
    Estou lendo “O Triunfo de Sharpe”, o segundo livro na ordem cronológica, que venho seguindo.

    Comecei a ler Cornwell pelo Rei do Inverno e dai não parei mais, mas como as aventuras de Sharpe são extensas, eu fui deixando de lado e estou bem atrasado.🙂

    No meu blog eu comento sobre livros e assim que terminar de ler este postarei sobre ele e as obras do Cornwell.

    Comentário por Carlos Felipe — 04/05/2009 @ 22:09 | Responder

  2. Caro Carlos, obrigado por comentar, continue lendo Cornwell porque é muito bom..rs
    Quando tiver tempo prometo que visitarei seu blog!
    Abraço
    Marcos

    Comentário por Rodrigues Marcos — 05/05/2009 @ 01:14 | Responder

  3. oi eu sou a sua fam numero 30

    Comentário por tainara firmo de aquiar — 06/05/2011 @ 20:35 | Responder

  4. Olá, obrigado pela visita, Tainara!

    Comentário por Marcos Rodrigues — 06/05/2011 @ 22:33 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

