TrocaLetras

17/09/2008

Anarquistas, graças a Deus – Zélia Gattai

Filed under: Biografias — Pandora @ 23:03

Esse foi o primeiro livro que eu li (ou pelo menos a primeira lembrança que eu tenho guardada) e já o reli inúmeras vezes.

Não sei dizer com certeza o que me fascina tanto nessa história…creio que seja pela sensibilidade da narração. É uma das inúmeras auto-biografias que ela escreveu ao longo da vida, pois cada obra sua é carregada de memórias, o que dá o tom nostálgico a cada livro dela.

Nesse em especial, seu primeiro livro, somos conduzidos pela sua infância e adolescência na cidade de São Paulo, passando pelas transformações da sociedade da época, que perseguia os “anarquistas”.

Ver pelas perspectivas de uma criança é muito interessante, somos tragados pelos seus pequenos conflitos  decorrentes da posição política assumida por sua família. A narração é ingênua, pura, genuína. É divertido e dramático.

Com esse livro, Zélia Gattai ganhou o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979.

2 Comentários »

  1. Este livro, como todos os outros da Zélia Gattai, me faz pensar nas histórias de cada um de nós. Penso nas histórias que meus pais contam de suas vidas, que em tantos momentos me pareceram simples, mas que se eu tivesse a capacidade de um autor para em escrevê-las com outras palavras, fariam desse passado um livro fabuloso.

    Comentário por Tirene — 18/09/2008 @ 11:57 | Responder

  2. gostei do teu blog compartilhado, rs
    voltarei aqui sempre que puder.
    abs

    Comentário por Yussef — 18/09/2008 @ 22:14 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

